Viação Alvorada

logoAlvorada-p

Viação Alvorada

Quem somos

A Viação Alvorada, Lda. é a empresa fundada em outubro de 2020 resultante do consórcio empresarial, para operar a zona noroeste da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que abrange os concelhos da Amadora, Oeiras, Sintra e ainda as ligações aos concelhos de Cascais e Lisboa, e que representa atualmente 33% da oferta rodoviária de toda a região de Lisboa.

Com mais carreiras e maior oferta na área de atuação, a Viação Alvorada incrementou a sua frota com 412 viaturas novas, monitor com informação da próxima paragem entre outros equipamentos de segurança.

Sendo a maior operadora da Área Metropolitana de Lisboa, no dia 1 de janeiro de 2023 a Viação Alvorada iniciou a operação de transporte públicos de passageiros, contribuindo para a sustentabilidade da rede rodoviária e beneficiando a população da zona nordeste da Área Metropolitana de Lisboa, através de:

Km
+ 93 000 km
Percorridos Diariamente
Viaturas
474 Veículos
+ 4100
Paragens
Linha
174
Carreiras

Missão e visão

MISSÃO – Prestar um serviço de transporte rodoviário de passageiros, seguro, acessível, sustentável e eficiente, satisfazendo clientes, acionistas, parceiros e sociedade em geral.

VISÃO  –  Ser um operador de referência na mobilidade das populações que servimos, através de uma equipa competente e em contínuo desenvolvimento.

Valores

COMPROMISSO  –  Construímos relações de compromisso e de proximidade com os nossos colaboradores, clientes e acionistas.

CONFIANÇA  –  Promovemos a confiança das pessoas quando utilizam a nossa rede e serviços.

AMBIÇÃO  –  Trabalhamos com paixão para fornecer um serviço eficiente e de excelência.

IGUALDADE  –  Eliminamos barreiras e respeitamos diferenças, proporcionando um serviço de todos para todos.

SUSTENTABILIDADE  –  Promovemos o transporte público sustentável, equilibrando interesses ambientais, sociais e económicos.

EFICIÊNCIA  –  Estamos focados na geração de resultados e na otimização de recursos de forma a assegurar a rentabilidade da empresa e proporcionar melhores condições aos nossos colaboradores, clientes e acionistas.

Politicas QAS

No âmbito da prestação de serviço de transporte público rodoviário de passageiros, a Viação Alvorada assume os seguintes compromissos, descritos na sua política.

Política da Qualidade, Ambiente e Segurança

  • Assegurar o cumprimento das necessidades e expectativas das partes interessadas;​
  • Cumprir todas as obrigações de conformidade, relativamente a requisitos contratuais, legais ou outros aplicáveis;​
  • Incrementar competências e conhecimento organizacional;​
  • Desenvolver a comunicação e participação dos colaboradores;​
  • Promover a segurança dos ativos e a sustentabilidade dos mesmos;
  • Garantir a segurança dos passageiros e utilizadores do canal rodoviário;
  • Promover a segurança rodoviária e a prevenção de acidentes graves;​
  • Antecipar os perigos, reduzir ou eliminar os riscos em geral e para a segurança e saúde no trabalho em particular;​
  • Fornecer condições de trabalho seguras para a prevenção e minimização de doenças profissionais e incidentes;​
  • Assegurar a proteção do ambiente, prevenindo a poluição e minimizando a pegada ecológica;​
  • Promover a melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão.

Sustentabilidade

O atual contexto urbano da área metropolitana, exige meio de mobilidade mais eficazes e sustentáveis.  Com as novas políticas de mobilidade nas cidades, que fomentam a utilização dos transportes públicos em detrimento da utilização do transporte individual, é compromisso da Viação Alvorada proporcionar uma “mobilidade sustentável”, disponibilizando um de sistemas de transporte seguros, acessíveis, inclusivos e sustentáveis para todos até à melhoria e garantia da segurança rodoviária. Os transportes públicos são fulcrais para o acesso a todos, dando especial atenção às pessoas com deficiência, pessoas mais velhas e outros grupos vulneráveis.

Canal Denúncia

A Viação Alvorada, Lda. tem por missão a prestação de serviços na área da mobilidade e transportes, pautando a sua conduta com base numa cultura de elevados valores éticos, sustentada num conjunto de princípios e valores orientados para a sustentabilidade e responsabilidade económica, social e ambiental.

Para esta cultura, contribui inequivocamente a capacidade das empresas estarem atentas ao acontecimentos e de saberem escutar aqueles que com elas estão em contacto no contexto de atividades profissionais e que, por essa razão, se encontram geralmente em posição privilegiada para divulgar situações que possam contrariar os seus valores e os princípios.

Nessa medida, é para nós fundamental estabelecer um canal de denúncia interno, dedicado, confidencial e seguro, capaz de assegurar uma proteção equilibrada e eficaz dos denunciantes e o seu anonimato, se assim o desejarem.

O presente canal de denúncia integra-se neste posicionamento e deve ser usado para comunicação de situações e comportamentos que possam constituir irregularidades ou condutas conflituantes com os princípios e valores pelos quais nos definimos e pautamos.

Para informações adicionais, aconselhamos a leitura do Regulamento do Canal de Denúncia e da nossa Política de Privacidade.