Viação Alvorada

logoAlvorada-p

Meio Ambiente

Sistemas de mobilidade eficientes reduzem as emissões de gases, acidentes, ruído, poluição e gases com efeito de estufa, graças ao trânsito evitado e ao mesmo tempo facilitando o acesso à educação, emprego, mercados e uma série de outros serviços essenciais para garantir que “ninguém seja deixado para trás”.  Assim, o transporte público contribui para alcançar sete ODS que estão ligados à mobilidade, quer explicitamente através de objetivos relacionados com o transporte, quer através de fatores transversais dos transportes sustentáveis nas políticas urbanas e territoriais.

A elevada dependência do transporte individual para as deslocações, tem associado um elevado impacte negativo ao nível das emissões de GEE, que se agravam em situações de congestionamento, ao nível da qualidade do ar, e ao nível da segurança rodoviária.

Cientes que os transportes representam uma das principais fontes de emissões de GEE em Portugal, é aposta da VA a dinamização do recurso ao transporte público fiável e seguro, tornando-se na alternativa à utilização do transporte individual.

Desta forma, a VA contribui para melhorar o ar e a qualidade de vida nas cidades e para reduzir as emissões de GEE, uma vez que utiliza menos recursos e emite menos CO2 por passageiro do que o transporte individual.

Não obstante, é imperativo para a VA contribuir ainda mais para a descarbonização do transporte, apostando numa frota moderna, mais eficientes e utilizando combustíveis alternativos e sistemas de propulsão elétrica.

Acessibilidade

Um dos nossos compromissos consiste em prestar um serviço de todos e para todos, deixando cair as barreiras de mobilidade existentes para cidadãos. A Viação Alvorada tem autocarros com piso rebaixado e estão esquipados com rampas para cadeiras de rodas e locais reservados a todos os passageiros com mobilidade reduzida (PMR), seja, idosos, pessoas acompanhadas de crianças de colo e para mulheres gravidas, com lugares devidamente assinalados por dísticos.

Os nossos colaboradores possuem competências para ajudar todos os passageiros com mobilidade reduzia, proporcionando um correto atendimento e viagens cómodas e seguras.

Dependendo da tipologia de veículo, podem ser transportadas até 3 bicicletas (no máximo uma por passageiro) no interior fixas a estrutura destinada às mesmas.

Segurança

A segurança dos nossos trabalhadores e passageiros constitui um dos pilares da Viação Alvorada.

Detentores de dois parques de materiais e oficinas, os nossos trabalhadores têm formação adequada para a manutenção da frota, nomeadamente competências de “cliente frotista Mercedes”, garantindo a execução das inspeções e manutenções das viaturas necessárias, contribuindo para a segurança de motoristas e passageiros.

As nossas viaturas encontram-se equipadas com sistemas de segurança operacional e de pessoas e bens, através de câmaras de vídeo vigilância, equipa de fiscalização e outros canais de alerta das diferentes entidades de segurança pública. Ao nível da segurança de pessoas e bens, as viaturas possuem equipamento de extinção automática de incêndio, complementado por extintores e caixa de primeiros socorros.

Os nossos motoristas estão capacitados para uma condução segura e para a utilização dos equipamentos que contribuem para a segurança da viatura, dos passageiros e utilizadores da via.

Consciente da responsabilidade assumida no transporte público de passageiros, a Viação Alvorada, implementou um Plano de Emergência Rodoviário, como forma de prevenir, minimizar e dar resposta a eventuais situações de emergência que acidentalmente ocorram e que possam ter consequências graves para o meio envolvente, nomeadamente as pessoas, animais, ambiente ou bens materiais. Este plano define os instrumentos e procedimentos adotar perante uma situação de emergência de forma a minimizar os seus impactos, causar o mínimo transtorno aos passageiros e garantir a continuidade do negócio.